Trio da Orquestra Jovem encanta crianças, com concerto didático
Série itinerante prossegue visitando instituições de ensino
- Postado por Natali Galvao |
- sábado, 19 de abril de 2025 | 07:51 hs

Na Escola 'Odone Bellini'. Trio é formado por Fernando Femiano (violino), Danilo Gomez (piano) e Lucas Chagas (viola)
Foto: Divulgação
Na tarde da segunda-feira (14), o pátio da Escola Estadual ‘Odone Bellini’ foi tomado por sons que encantaram os estudantes. A Orquestra Jovem de Matão, sob direção do maestro Danilo Gomez, realizou mais uma apresentação da sua série ‘Concertos Itinerantes’. Diferentemente das apresentações habituais, a Orquestra trouxe desta vez um formato de trio – Fernando Femiano (violino), Lucas Chagas (viola) e Danilo Gomez (piano) – para executar um repertório criteriosamente escolhido para dialogar com o imaginário infantil.
Clássicos do cinema – como ‘Star Wars’, ‘Romeu e Julieta’, ‘Somewhere in Time’, ‘A Bela e a Fera’, entre outras canções – encantaram alunos do Ensino Fundamental, que reconheceram melodias e se emocionaram a cada nota. Mais do que uma simples apresentação, o concerto teve caráter didático, pois os músicos interagiram com os alunos e explanaram sobre os instrumentos, os estilos musicais e os contextos de cada obra apresentada.
Essa edição de Concertos Itinerantes teve como objetivo despertar o interesse das crianças pela música clássica e proporcionar uma rica experiência cultural, bem como levar conhecimento sobre os instrumentos utilizados. “O impacto é imediato. Os olhos das crianças brilham, os ouvidos se abrem e o coração se enche de arte. É esse o nosso papel com a Orquestra Jovem, ou seja, formar público, tocar vidas, democratizar o acesso à música de qualidade”, destaca Danilo Gomez, idealizador do projeto e fundador da Escola de Música e Arte Danilo Gomez.
A série de Concertos Itinerantes prossegue visitando outras instituições de ensino ao longo do ano, reafirmando o compromisso da Orquestra Jovem com a transformação social por meio da arte. A Orquestra conta com apoio cultural de Ricardo Pereira Comunicação e Eventos e da Acamde, que tem Eliana Saraiva como gestora.
Fonte: Eliana Saraiva
Comentários